(DES)ESPERAÇÕES


'Um dia a gente chega lá...'

mas enquanto isso... esperar.

Reclamar, reclamar, mas sempre esperar...

A esperança é a última que morre, mas é aquela que, sozinha, primeiro faz morrer.


Por isso DES-ESPERAMOS! Deixamos de entrar na fila daqueles que esperam pelo tal incentivo à cultura de uma "cidade cultura" para então produzir algo em prol da mesma.
Dedicamo-nos, de 2009 a 2013, a ações artísticas em locais de circulação de público através do uso de materiais de baixo custo como jornal, arame e objetos descartados, na realização de trabalhos pensados a partir e para temáticas latentes em locais específicos.


Francieli Garlet – Tamiris VazFábio Purper MachadoAndressa Argenta – Florence Endres



Os cinco membros do coletivo são formados na Licenciatura em Artes Visuais, quatro são integrantes do GEPAEC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura) e do Grupo Momentos-Específicos, todos na UFSM: Francieli Garlet, natural de Nova Palma, era mestranda em Educação, Tamiris Vaz, de Espumoso, também mestranda em Educação e Fábio Purper Machado, de Cachoeira do Sul, era mestrando em Artes Visuais e docente temporário no curso de Desenho Industrial (UFSM). Andressa Argenta, de Santa Maria, graduanda do Bacharelado em Artes Visuais, vinculada ao CUCA da UNE (Centro Universitário de Cultura e Arte  União Nacional dos Estudantes). Florence Endres, de Porto Alegre, graduanda de Arquitetura (UNIFRA). 

Dedicado a intervenções e instalações artísticas em locais de circulação de público, o coletivo iniciou sua atuação em maio de 2009 junto às ‘Oficinas de Arte Pública’, atividade promovida pelo Laboratório de Artes Visuais (LAV, Centro de Educação, UFSM). A partir de então, suas construções tridimensionais, conceituais, contextuais, se deram através de articulações entre um pensar voltado a temáticas sociais e uso de materiais de baixo custo como jornais, arame e objetos descartados.

Desesperamo-nos e des-esperamos, desvairamos, perdemos as estribeiras e, felizmente, também algumas das rédeas que nos atrelariam ao chamado sistema das artes e a suas relações com os falaciosos discursos culturais do poder instituído.

Com elementos trazidos da trajetória pessoal de cada membro do coletivo, criamos propostas que convidam os transeuntes a plantar e colher frutos do cotidiano e da arte; emolduramos o invisível; trouxemos à tona realidades supostamente inventadas ou verdades ignoradas; problematizamos as intermináveis demandas por segurança da sociedade de controle; falamos sobre a beleza e também sobre os monstros ocultos que povoam universos de suposta nobreza; questionamos a transparência, a translucidez, a lucidez, valores éticos e estéticos na busca de novos espaços para a circulação de uma arte que pulsa junto ao ritmo cotidiano.

Contato: grupodes.esperar@gmail.com


Ações realizadas

-
 Natureza Viva: Realizada junto do Coletivo ‘Território Independente’ na ação ‘Varal Itinerante’, dia 23.05.2009, no centro da cidade de Santa Maria.
- Cottiporaneus catacumbarium: No Sarau Literário, realizado dia 29.05.2009 na Boate Catacumba do DCE-UFSM.
- Liberdade Condicionada I: Nos arredores do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), na conclusão da Oficina de Arte Pública promovida pelo Laboratório de Artes Visuais (LAV), em 04.07.2009.
-       Liberdade Condicionada II: No 2º Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC), dia 10.09.2009, no Campus da UFSM.
-       Tem gente que bebe gente que bebe...: boate do DCE-UFSM, 17.10.2009.

-       Café com Monstros: Na Sala Dobradiça, do Macondo Coletivo, de 21.10 a 09.11.2009.

-  Memórias de Cafés: No Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE), de 18.12.2009 a 10.01.2010.

- Santa Maria da Boca da Xícara: Realizada em quatro cantos da cidade de Santa Maria entre 12 e 14.05.2010, como participação à distância na 5ª Bienal do Esquisito, promovida pelo Museu Olho Latino, de Atibaia, SP. Por este trabalho, o coletivo foi laureado no evento com o Prêmio Olho Latino.

- Ressonâncias: Esculturas em jornal, revestidas de papel maché realizadas para participação na feira de arte contemporânea Desvenda. Expostas em Porto Alegre, Montenegro e Santa Maria.
Aquilo que se bebe em xícara translúcida:  No Macondo Circus, na Estação Ferroviária de Santa Maria, entre 25 e 27 de novembro de 2010. 
De que samba você bebe? Na Bienal de Cultura e Arte da UNE, Mostra CUCA, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeito, entre 19 e 21 de janeiro de 2011.
- Movimentos de Espera, Linhas de Fuga e Dormentes Pulsantes. No Arte#OcupaSM do Grupo de Pesquisa em Arte: Momentos-EspecíficosSanta Maria, 2012.
- Café Pretérito. No 3° QuãoSoante, do Teatro Candeia, Santa Maria, 2012.
- Acordarse. No evento SEDA em Chamas, Semana do Audiovisual, Santa Maria, 2012.
- Desandar nos Trilhos. No Arte#OcupaSM/2013, do Grupo de Pesquisa em Arte: Momentos-Específicos, Estação Ferroviária de Santa Maria, 2013.