domingo, 5 de junho de 2011

Algumas considerações sobre a Bienal da UNE


Estivemos por algum tempo aguardando as respostas do público. As respostas demoraram... e continuamos esperando... Irônico, não? Justo o (Des)Esperar!!
Mas, enfim, percebemos que as respostas não viriam mais.
Ficamos tristes...
As pessoas interagiram com o trabalho, conversaram conosco, colheram os frutos, leram, sorriram, fotografaram, mas... nada enviaram.
Esse acontecimento nos fez repensar o sentido de um trabalho que se pretenda relacional. Que relação queremos que aconteça? A relação da experiência ou uma resposta futura? A quem interessam essas respostas? A nós, artistas? E o público, está também interessado? Quer enviar fragmentos de sua vida pra um grupo de estranhos divulgar na internet?
O quanto as pessoas, ja cheias de seus milhares de compromissos, estão dispostas a assumir um compromisso a mais de selecionar, ou ainda fotografar algo significativo e enviar, sem saber ao certo no que resultará?
Em alguns momentos, sim, pessoas se dispõem e são muito felizes com esse trabalho. Exemplo disso foram as belas participações do público, por email, à proposta “Aquilo que se bebe em xícara translúcida”. Mas cada caso é um caso. No caso do Macondo Circus, realizávamos um trabalho em nossa cidade de atuação e quem participava sabia para onde ía sua participação.
Ao propor um trabalho artístico que busca a interação com o público, devemos estar abertos aos imprevistos, às participações diferenciadas ou mesmo à negação em participar. Participação houve, e muita, o que não houve foi o retorno. Ficamos frustrados por não saber o que foi feito dos frutos colhidos na Bienal da UNE, por não saber por quem foram plantados, em que terreno, e que tipo de plantas geraram.
Penso ainda se essa necessidade do retorno não seria reminiscência daquela educação doutrinária a que todos fomos submetidos, onde, ao professor, não bastava ensinar, era preciso ainda monitorar as formas como os estudantes receberam o conteúdo e o reproduziram.
É fato que nossas intervenções não são realizadas no intuito de educar, embora sejamos todos educadores, mas é fato ainda que educamos e somos educados com as imagens que encontramos e produzimos em nossas vidas cotidianas.
Com isso, quero apenas dizer, que depois de tudo, fico feliz em perceber que nem sempre as coisas seguem o rumo que planejamos e que, por vezes, decidimos pulverizar uma ‘boca-de-leão’, mesmo sabendo que com isso, nunca mais veremos novamente sua forma completa. Mas temos a certeza de que, em algum lugar, outras plantas nascerão e que a própria experiência de soprar pode valer mais do que a espera de, no futuro, algo grandioso colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário