Uma exposição de Fotografias do Coletivo (Des)Esperar no Centro Cultural Challenger, no espaço Café Olé.
De 26 de setembro a 17 de outubro de 2012.
Palavras de um tempo passado, imagens de um quase hoje e um café pra ‘acordar’. Se há algo do passado que ainda nos faz sentido é justamente aquilo que dele perdura em cada um de nós no presente.
Na instalação audiovisual ‘Acordarse’, o Coletivo (Des)Esperar convida o público a experimentar com olhos, ouvidos, olfato, tato e paladar, recordações que não almejam ser revividas, mas recombinadas e reinventadas no encontro de cada participante com elas.
Quem sabe um pouco de café nos faça ‘acordar’ outroras de cinco décadas, cinco anos, cinco dias ou cinco minutos atrás?
5 dias de intensa convivência artística, apoiada na produção e nas questões que nos servem de solo para pensar a arte a partir deste tempo e espaço específico.
Artistas e pesquisadores da Argentina, Colômbia, Bolívia, Alemanha, São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria; apresentando performances, intervenções, pinturas e esculturas, unindo obras multimídia e trabalhos feitos a mão, ocupando um dos prédios da Vila Belga - Patrimônio Histórico, que esteve sem uso definido desde 1997, quando pertencia à Administração da Viação Férrea do Rio Grande do Sul - Brasil.
(Palavras da organizadora, Profa. Dra. Rebeca Stumm sobre o evento)